terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Perfume Chanel Nº 5 EDT

Atualizado dia 09/01/2013 às 07h08.
Marilyn Monroe

Cheiro de boneca. É claro que Ernest Beaux, mais de 90 anos atrás, não se inspirou nas bonecas para fazer o perfume. Foi o contrário: os fabricantes pegaram carona na fama para deixar o brinquedo ainda mais atrativo às meninas. Segue minha “antirresenha” sobre tão antiga, famosa e reproduzida fragrância.

Eu não concordo quando dizem que esse perfume é datado. Sei bem o que é perfume datado e até tenho vários. Mas Chanel Nº 5 definitivamente não merece essa pecha. Só porque é floral aldeídico? Só porque tem mais de 90 anos. Não é justo. É uma belíssima fragrância e se faz tanto sucesso esse tempo todo pode ter certeza de que, para muita gente, datada ela não é.

Audrey Tautou

Também não sei porque tentam associar Chanel Nº 5 à sensualidade. Talvez seja culpa das minhas bonecas que tinham esse cheiro, mas pra mim é um perfume muito inocente e superdelicado que poderia ser usado por qualquer mulher de 10 anos a 110 anos. Talvez quando foi lançado tivesse essa volúpia toda, mas nos dias de hoje acredito que o perfume nos lembra mais cabelo de Barbie do que a Marilyn Monroe dormindo pelada.

Entendo menos ainda quando dizem que é um perfume para a noite. Mais uma vez pode ser culpa das minhas bonecas, mas eu acho que Chanel Nº 5 é a escolha perfeita para usar durante um piquenique diurno com as crianças no Parque Flamboyant.

Também não compreendo porque dizem que tem cheiro de velha, cheiro de vó. Pra mim tem cheiro de criança brincando de boneca.

  • Floral aldeídico
  • Notas de topo: aldeídos, bergamota, limão, néroli e ylang-ylang.
  • Notas do meio: jasmim, rosa, lírio do vale e íris.
  • Notas de base: vetiver, sândalo, baunilha, âmbar e patchuli.
  • Versão que tenho: eau de toilette

Com exceção do vetiver, que eu nunca senti sozinho, reconheço com facilidade todos os demais ingredientes citados acima. Os que estão em negrito são os que, para meu olfato, dominam cada camada da fragrância.

É um perfume, atalcado, confortável, feminino, pueril, delicado e que eu elegeria como minha fragrância oficial de ir ao trabalho se eu tivesse um frasco regular, ao invés de apenas uma miniatura de 3 mL.

  • Perfumista: Ernest Beaux
  • Lançamento: 05/05/1921

Se você já foi à loja física, experimentou e também gostou, compre na Loja Glamourosa e use o cupom meutedio para ganhar 5% de desconto.

Meus VTs favoritos:

“Le Loup” com Estella Warren:
“Train de Nuit” com Audrey Tautou:
“Le Film” com Nicole Kidman e Rodrigo Santoro:

Veja outros no canal oficial da Chanel.

Bom cheiro!

Fotos: Chanel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.