domingo, 14 de setembro de 2014

Perfume Pleats Please EDT, Issey Miyake

Amo esse perfume, mas nossa história de amor não foi sempre um mar de rosas flores.

Experimentei Pleats Please EDT nas lojas dezenas de vezes até ele caber no meu "orçamento de futilidades". Durante todo esse período de "namoro", ele fingiu ser discreto, suave e perfeito para uso diário.

Só que, quando ele foi morar comigo, notei que na verdade se tratava de um perfume intenso e estonteante que com apenas uma borrifada preenche todo o salão. Não sei como ele conseguiu me enganar durante tanto tempo, mas infelizmente é essa a nossa história.

Quando descobri a verdade, fiquei um pouco decepcionada porque agora tenho mais um perfume para temperaturas amenas que vai ficar guardado na maior parte do tempo. Como sou caseira, diurna e moro em uma cidade quente, passo a maior parte do tempo acompanhada de fragrâncias confortáveis e suaves como, por exemplo, VôVó, Amó Xodó e Giovanna Baby Classic.

Mas ainda amo Pleats Please e tenho a esperança de que em breve poderemos passar algum tempo juntos, de preferência no frio e na chuva.

Descrição oficial do site português da marca:

O novo perfume de Issey Miyake vai buscar a sua inspiração ao coração da linha de vestuário mais icónica da marca: Pleats Please. Uma moda jovial, alegre e decididamente moderna. Os célebres plissados oferecem hoje o seu primeiro perfume, entre alegria, dinamismo e cores, Parfums Pleats Please é um convite à diversão, uma lufada de optimismo, enérgico e comunicativo. Perfume Pleats Please: a alegria é uma emoção comunicativa!

O bouquet floral, alegre e luminoso sobrepõe-se a um fundo viciante, onde a doçura da baunilha assenta em notas amadeiradas e vibrantes. Uma fragrância marcada por uma feminilidade distinta e envolvente.

Pirâmide olfativa divulgada no site Fragrantica:

  • Nota de topo: pera nashi.
  • Notas do meio: peônia, ervilha de cheiro e molécula indole.
  • Notas de base: patchuli, cedro, absoluto de baunilha e almíscar branco.

Olhando os ingredientes acima, a gente "lê" um perfume floral frutal com uma base amadeirada oriental, só que a verdade é outra.

No início já percebo patchuli, baunilha e pêra, sendo que durante alguns segundos a pera predomina. Vale destacar que essa pera de Pleats Please, a nashi, tem um cheirinho especial, mais azedinho, mais oriental (sendo kiwi a minha referência de "fruta oriental") e por isso é bem diferente da pera doce e "macia" que sentimos em J'adore, por exemplo.

No corpo sinto exatamente o que diz a pirâmide: peônia + ervilha de cheiro + indole, que é uma molécula presente em várias flores brancas - como jasmim, tuberosa e flor de laranjeira.

E por falar nisso, graças à Wikipedia hoje eu aprendi que indole (ou indol) é um composto orgânico (C8H7N) que pode ter cheiro de flores ou de fezes, só depende da concentração: quanto maior, pior.

Voltando ao perfume, na base sinto principalmente almíscar e cedro. Ao contrário do que diz a pirâmide, meu olfato nota mais baunilha e patchuli na abertura, sobrando no fundo só resquícios desses ingredientes.

Como já disse no início, Pleats Please EDT tem enorme projeção e rastro persistente. Na minha pele a fixação é de mais de 12 horas. Por ser um perfume muito concentrado e invasivo, não fica bem em sala de aula, escritório e outros pequenos ambientes fechados, logo é mais adequado em lugares amplos e com ar-condicionado, como grandes teatros e casas de shows. Também fica "bonito" ao ar livre, em noites amenas com no máximo 20ºC.

Apesar de eu não fazer o tipo, imagino que esse perfume combina com mulheres seguras e poderosas que não estão interessadas em agradar, apenas em inebriar.

Essa fragrância da Issey Miyake pode conquistar, eu disse pode conquistar, quem gosta de outros florais doces e intensos como Classique, Jean Paul Gaultier, Elie Saab Le Parfum e Roberto Cavalli EDP.

O Pleats Please que mora comigo é um tester de 100 mL vindo do exterior e por isso paguei menos de R$ 210 (compra + IOF + imposto de importação). Esperei alguns meses para recebê-lo, mas deu tudo certo. No Brasil, o frasco do mesmo tamanho custa mais de R$ 400,00.

Quase nunca destaco a aparência do perfume porque geralmente acho isso irrelevante, mas o frasco de Pleats Please merece comentário. Além de bonito e original, esse formato de vidro é muito agradável de segurar. Tenho a sensação de que ele não escorrega nem se eu estiver com a mão untada de óleo corporal.

Como sou bastante desastrada e vivo colocando meus perfumes em situação de perigo, adorei isso. Deveriam fazer mais frascos assim, apesar de eu ter a forte impressão de que esse eau de toilette custaria pelo menos R$ 100,00 a menos no Brasil se tivesse um frasco mais simples.

E já que falei do frasco, vamos combinar: a caixa é muito feia. Sorte a minha ter comprado um tester que veio em uma caixa sem desenho e com texto preto. Se não chega a ser bonita, pelo menos não é assustadora:

Experimentou na loja física e quer comprar pela internet? Recomendo a Loja Glamourosa que cobre taxas de importação e ainda dá 5% de desconto se você usar o cupom meutedio.

Bom cheiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.