segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Perfume Bulgarian Rose, Mahogany

Se um dia eu fizer uma lista com fragrâncias brasileiras que acho excessivamente exóticas, Bulgarian Rose entrará na lista.

Assim como Tuberosa do Egito, Figo da Turquia, Adriane Galisteu e Prélude S., para se sentir bem usando Bulgarian Rose acho que é preciso estar em um humor bem específico ou ter uma personalidade muito "fora da casinha".

Isso porque Bulgarian Rose tem cheiro de boneca de plástico, uma mistura de Moranguinho com Barbie e talvez mais alguma boneca que tive quando era criança.

De acordo com o site da marca, essa é a pirâmide olfativa:

  • Notas de topo: limão, bergamota, mandarina, pétalas de rosa branca e toque de cassis (groselha preta).
  • Notas do meio: rosa da Bulgária, lírio-do-vale, geléia de ameixa e de framboesa.
  • Notas de base: benjoim, baunilha, cumaru (fava tonka), sândalo, cedro, âmbar e almíscar.

A abertura é cítrica e floral, mas já tem o toque plástico tão característico da fragrância. O limão é doce, como se fosse uma limonada com bastante açúcar, imagino que seja efeito da combinação com a groselha preta. Bergamota e mandarina estão bem maduras. As pétalas de rosa branca são bem sintéticas e têm uma textura interessante, que desperta curiosidade.

O corpo é floral frutal gourmand por causa da geleia. É um aroma bem forte e artificial, como geleia de supermercado mesmo. E mais uma vez a rosa tem uma fragrância sintética, mas desta vez já não está tão interessante porque a combinação com o cheiro de geleia resulta em brinquedo de plástico. É nesse ponto que me lembro das bonecas que tive no final dos anos 80.

A base ganha um toque atalcado almiscarado, que suaviza um pouco o cheiro sintético, mas não elimina. Mesmo porque, as madeiras brancas do perfume também soam muito artificiais para meu olfato, o que me causa enjoo e me faz lembrar a grande aversão que tenho às notas de madeiras brancas usadas nos perfumes da Jequiti.

A Mahogany chama Bulgarian Rose de floral oriental e eu não concordo, mas também não sei dizer se é um floral frutal ou um floral bouquet, já que sinto rosas sintéticas do início ao fim.

Na minha pele, a fixação da fragrância é de cerca de 4 horas. Rastro e projeção são medianos.

Não consigo imaginar qual é o real público-alvo desse perfume, já que sozinho ele me soa mais como um aromatizador de ambiente do que como fragrância de pele.

Combinando com outros perfumes - layering

Pelas características de Bulgarian Rose, deduzi que ele poderia fazer um bom par com outras fragrâncias que conseguissem amenizar o cheiro de plástico, acho que acertei.

Billion Woman, Paris Elysees
Combinação interessantíssima que resultou em um super floral bouquet. O cheiro de Billion Woman é tão orgânico (cheiro de naftalina) quanto o cheiro de Bulgarian Rose é sintético, assim um perfume equilibrou o outro. Passei Bulgarian Rose primeiro e o Billion Woman por cima.
Merci, Jequiti
Minha intenção aqui era mais prolongar a duração de Merci, por isso fiz um "sanduíche": Merci, Bulgarian Rose, Merci. O cheiro de Merci predominou e as notas sintéticas de Bulgarian Rose foram liberadas aos poucos.
Paris 1, Jequiti
Aos pouquinhos, o perfume cítrico foi "autorizando" a passagem de notas florais sintéticas de Bulgarian Rose, de forma que o Mahogany ficou bem menos enjoativo assim. Passei Bulgarian Rose primeiro e o Paris 1 por cima.
Paris 3, Jequiti
Aqui minha intenção era deixar o Bulgarian Rose mais oriental e o Paris 3 mais floral. Funcionou! Passei Bulgarian Rose primeiro e o Paris 3 por cima.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.