domingo, 26 de fevereiro de 2012

Meus cuidados com a pele do rosto

Alguns dos produtos que uso no rosto

Neste domingo já acordei com vontade de fazer um post sobre todos os produtos que uso atualmente para cuidar do maior órgão do meu corpo, mas percebi que estava ficando muito grande, então vou começar falando apenas dos produtos para o rosto.

Esse é um capítulo importantíssimo da minha vida porque um problema na minha pele me rendeu vários traumas psicológicos e o tratamento desses traumas só está sendo possível porque estou melhorando minha pele também. Desde que me entendo por gente estou sempre me esforçando para manter o equilíbrio, já que tenho partes muito oleosas e acnéicas, outras muito secas e algumas muito alérgicas.

♥ 1. Sabonete sulfuroso, antiacne ou antisséptico

Esse é dos principais produtos da minha rotina porque diminui muito a oleosidade da minha pele, por isso é sobre o qual vou escrever mais.

Existem alguns sabonetes de enxofre que estão cadastrados como medicamentos e por isso você sabe direitinho a concentração, como o Salder S e o SAStid. Outros são vendidos como cosméticos, como o da marca Granado. Já usei vários dos que são medicamentos e também o da Granado. Gostei muito de todos eles, mas sempre que encontro o Salder S na farmácia é o que compro. Além de enxofre ele tem ácido salicílico, princípio ativo dos produtos Avon Clearskin.

Sabonete Granado Enxofre

Há também os sabonetes antiacne que não têm (ou não divulgam) o enxofre na fórmula, mas seus efeitos são muito parecidos, como os das marcas Asepxia e L’Oréal Pure Zone. Sobre o da Asepxia diz a blogosfera que ele resseca muito a pele. Para o sabonete da linha Pure Zone só vejo elogios, parece que ele faz jus ao preço, já que é um dos sabonetes antiacne mais caros que conheço (ele não é caro).

Independente de sua escolha, eu tenho uma dica muito importante:

Sempre que usar sabonete sulfuroso, antiacne ou antisséptico hidrate a pele logo em seguida com outro produto próprio para pele oleosa e/ou acnéica. Se você não fizer isso, o efeito pode ser o oposto do desejado: a pele reage ao excesso de limpeza produzindo mais oleosidade e acne do que tinha antes.

Nos primeiros usos do sabonete é normal a sensação de pele pinicada, mas com o tempo isso passa porque o rosto se acostuma com os ingredientes do produto.

Sabonete Salder SOs dermatologistas sempre me recomendam lavar o rosto com esse tipo de sabonete três vezes ao dia, o que só consigo quando passo a manhã em casa porque quando saio cedo só consigo lavar o rosto duas vezes: quando acordo e antes de dormir.

É óbvio, mas não custa lembrar: seja sulfuroso, antisséptico ou antiacne, esses sabonetes são para quem tem a face OLEOSA e/ou ACNÉICA MESMO. Se o seu rosto só brilha e tem cravos em algumas partes ele não é oleoso, é misto, e isso significa que sabonetes fortes assim não foram feitos pra você. Tem muita mãe dando banho nas crianças com sabonete antisséptico. NÃO FAÇA ISSO, PELO AMOR DOS SEUS FILHINHOS!

Atualmente estou experimentando o Soapelle, sabonete antisséptico da marca Darrow, cuja miniatura recebi na Glossy Box de novembro/2011. Não é específico para tratamento da acne e por isso é menos agressivo no combate à oleosidade, mas sua função antisséptica ajuda da mesma forma a prevenir a acne, tanto cravos (seres vivos) como espinhas (infecções).

♥ 2. Gel e máscara de limpeza

Sou fã de carteirinha do Gel Creme 2 em 1 da linha Pure Zone. Uso ele uma vez por dia no lugar do sabonete e uma vez por semana como máscara. O produto é muito bom porque limpa sem ressecar a pele, mas ainda tem mais uma característica admirável: rende MUITO. Eu coloco apenas uma gotinha no dedo indicador e consigo formar uma espessa camada do produto no rosto inteiro. Parece mágica.

Da Avon Clearskin estão mais que aprovados o Gel Facial de Limpeza Profunda e a Máscara Facial Removedora de Cravos, são excelentes produtos por preços muito acessíveis. Uso da mesma forma que o produto da Pure Zone: gel de limpeza uma vez por dia (no lugar do sabonete) e a máscara uma vez por semana.

Se você já passou dos 25 outro gel de limpeza Avon muito bom é o Perfect Cleanser da linha Renew, ótimo para uso diário.

Gel facial de limpeza Avon ClearskinGel Creme 2 em 1 Pure ZoneMáscara facial Avon ClearskinGel de Limpeza Avon Renew

Os produtos da Avon são muito mais baratos, mas o L’Oréal rende muito mais, então no fim das contas os dois são igualmente acessíveis, mas acho a máscara da Avon muito melhor.

Atualmente estou usando o Gel Creme 2 em 1 da linha Pure Zone.

Creme Esfoliante Facial de Limpeza Profunda Avon ClearskinCreme esfoliante Avon Solutions
♥ 3. Esfoliante

Amo esfoliante e só não uso todo dia porque isso causaria mais acne ainda, por causa do ressecamento e também da pressão dos dedos na pele. Uso apenas duas vezes por semana no lugar do sabonete, mas nunca no mesmo dia em que uso a máscara. Gosto muito de dois da Avon: o Creme Esfoliante Facial de Limpeza Profunda da linha Clearskin e um da linha Solutions que não acho mais na revista, parece que foi descontinuado.

Experimentei o Gel Esfoliante Anti-Cravos da linha Pure Zone e não gostei. Muito ralo, serve mais como sabonete do que como esfoliante mesmo.

♥ 4. Adstringente e removedor de maquiagem

Adstringente Pure Zone  Loção Tônica Facial Adstringente Avon ClearskinLoção para remover maquiagem dos olhos Avon

Tem impureza que só o adstringente mesmo consegue eliminar. Uso uma vez por dia à noite, imediatamente antes de passar o produto que uso no rosto para dormir. Já usei o Adstringente da linha Pure Zone, mas achei ele fraco, não tira tanta sujeira quanto minha queridíssima Loção Tônica Facial Adstringente da linha Avon Clearskin.

Para removar a maquiagem e outras impurezas da região dos olhos minha escolhida é a Loção para Remover Maquiagem dos Olhos da marca Avon.

♥ 5. Protetor solar

Base hidratante FPS 15 Avon Clearskin

Meu protetor solar facial preferido “toda a vida” é a Base Hidratante FPS 15 da linha Avon Clearskin. Base, hidratante, protetor solar e ação anti-acne, tudo em um produto só. Quero mais o quê?

Quando preciso usar uma base que disfarce melhor os poros escolho sempre produtos com filtro solar e sem óleo como várias das marcas Avon e Natura.

Estou tão encantada com o protetor Solar Expertise da L’Oréal, que uso no corpo, que em breve quero conhecer a linha facial também. Já estou com 26 anos e agora vou ter que começar a revezar entre os produtos antiacne e os antiidade. Alegre

♥ 6. Tratamento noturno

Diacnéal da marca AvèneMeu produto para tratar a acne do rosto durante a noite é um remédio antimicrobiano, por isso só pode ser vendido com receita médica recente. Por ser um desses produtos supercontrolados pela Anvisa, não posso colocar foto dele aqui. O nome é Clindoxyl Gel. Caro, rende pouco, mas é bom demais. Converse sobre ele com seu dermatologista.

O produto caro e batuta que uso nos intervalos entre uma receita e outra é o Diacnéal da marca Avène que achei outro dia fuçando nas prateleiras da Drogasil. Eu só vi a embalagem, gostei da descrição e comprei. Ninguém me recomendou antes e eu nunca tinha ouvido falar sobre o produto ou sobre a marca.

Os princípios ativos desse creme são ácido retinóico e ácido glicólico. O que ele faz na minha pele é muito gratificante. Acordo, lavo o rosto, me olho no espelho e penso: “Nossa, Helen! Que pele de mulher rica você tem.” Smiley de boca aberta

Além da rede Drogasil, você encontra esse produto na Época Cosméticos.

♥ 7. Considerações

A pele do meu rosto ainda está longe de ser linda, mas me lembro que era muito pior sem todos esses cuidados. Não me considero vaidosa, mas sou bastante disciplinada. Nunca saio de casa sem filtro solar, uso sombrinha para me proteger do sol, nunca durmo com maquiagem ou qualquer outra sujeira no rosto, passo diariamente todos os meus produtos na ordem correta e quando viajo levo tudo na mala porque estar longe de casa não é desculpa para descuidar da pele.

Por causa do refluxo gastroesofágico tive, por recomendação médica, que trocar leite integral por leite desnatado e parar de comer queijo e carne assada todo santo dia. Fiquei feliz porque esse corte de gordura animal da alimentação ajudou minha pele também.

Não posso tomar Roacutan porque ainda uso outro remédio controlado que também afeta o sistema nervoso, mas creio que daqui a alguns meses já será possível.

Em breve volto com um post sobre os produtos que uso no restante do corpo. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.